12 de julho de 2013

Minha nota para: Akira




A história de Akira não é simples, publicado em 1982 e teve seu último volume publicado em 1990. No Brasil foi publicado pela editora Globo em 1990, praticamente chegando junto com o filme que saiu em 1988 no Japão.

Numa trama que envolve vários personagens e muita conspiração, pessoas com poderes psíquicos, amizades, romances  e a derrotada pelo poder. O incrível é que o criador do mangá não se perdeu em nenhum momento, onde cada vez mais ele acrescentava mais na história. Um dos ponto que mais chamam atenção é o nível de violência, mas tudo tem um motivo. O caos acaba virando a vida dos personagens principais, isso só demonstra o que acontece quando as pessoas tem em suas um grande poder. Somo apresentados a Tetsuo que não quer o controle  de Neo-Tokyo e sim por Akira o motivo; ele que derrotar a pessoa considerada a mais poderosa do mundo, para provar que é a pessoa mais forte da Terra.


Há história não só envolve os personagens Kaneda, Tetsuo e Akira, mas também várias outras histórias paralelas mais envolvente quanto a história em si: a luta pelo poder dos militares, comandados pelo coronel contra o governo japonês; tudo para expor a verdade do que aconteceu durante a III Guerra Mundial. Lady Miyaki tentando libertar as crianças envolvidas no projeto que criou Akira; e Tetsuo, que não aceita a existência de Akira como uma pessoa mais poderosa que ele, depois começa uma luta para compreender este poder e como controlá-lo.

 Com quase 2 mil páginas a história se passa em Neo-Tokyo no ano de 2030, 38 anos após a III Guerra Mundial; guerra essa que ninguém sabe como exatamente começou, mas suas sequências foram devastadoras. Nas somos apresentados a gangues de motoqueiros liderada por Kaneda que enfrenta a gangue do Palhaço. Durante umas dessas brigas, Tetsuo, melhor amigo de Kaneda, acaba se envolvendo em um acidente e acaba despertando poderes mentais, tornando Tetsuo uma pessoa instável. Nesse momento aparece o Coronel, que é responsável pelo programa do governo que tenta não só criar mas também controlar pessoas com estes poderes. Mas ele não consegue controlar a fúria de Tetsuo, que resolve enfrentar Akira, a criança mais forte do mundo.

Os membros da resistência Kay e Ryu, financiados pelo empresário Nezu, tentam colocar a prova que não a explosão nuclear provada por uma bomaba que iniciou a guerra, mas sim que foi Akira. Já no governo, os políticos tentam colocar a culpa dos ataques em Tetsuo no Coronel, que acaba aplicando um golpe de estado com apoio do exército. 

E em seu templo, Lady Miyako começa a perceber uma enorme força crescendo em Tetsuo e sente o perigo que correm Masaru,Kiyoko e Takashi, crianças que também participaram do mesmo projeto que criou Akira. Falando nele Tetsuo acaba descobrindo que Akira está congelado em uma base militar, com tudo ele acaba o despertando, o confronto é inevitável, mas Tetsuo não é páreo para Akira, cujo o confronto Neo-Tokyo quase é arrasada. Tetsuo ressurge ao lado de Akira nos escombros, criando o Império de Tóqui. Eles acabam lutando contra o governo, o exército americano e contra Lady Miyako.

Tetsuo, durante os confrontos, acaba perdendo o controle de seus poderes e quase mata a todos. Akira acaba absorvendo Tetsuo e poder para acabar com sua loucura e o Grande Império Akira ressurge, antes Neo-Tokyo, por liderado por Kaneda.


Um dos pontos que chamam atenção é o traço forte que ajudaram  a criar o visual Cyberpunk de Akira. Que acabou influenciando qualquer outro filme ou HQ no tema no futuro. 

O anime de 1988, não só conseguiu manter o ritmo mas também conseguiu colocar uma história mais enxuta e diferente, os dois vale muito apena dar uma conferida.  
Já um dos pontos que chamaram a atenção foi uma possível adaptação para o cinema, onde a história se passa em uma Neo Manhattan, e não Neo-tokyo, e seria produzido pela Warner Bros com orçamento girando em torno de 250 milhões de Obamas. Com medo de um possível fracasso a Warner reduziu para 120 e depois 80 até ser engavetado. Lógico que também os atores não seriam japoneses. Boatos iniciais diziam que Keanu Reeves estaria cotado para viver Kaneda nas telonas, mas o mesmo desistiu. O filme seria lançado esse ano. Quanto a nota: 96 de 100
Quem ai acha que o mangá deveria ser relançado? ^^

Título: Akira
Ano de publicação: 1982
Término da publicação: 1990
Volumes: 6 (no Japão), 38 (no Brasil)
Editoras: Kodansha, Globo
Autor: Katsuhiro Otomo

Quer saber mais sobre Akira, acesse o Projeto Akira, lá os caras poderão tirar todas as dúvidas que ficaram por aqui e boa leitura ^^

Um comentário: