Confesso que não gosto dessa moda de zumbis em cinema ou seriados, assim como vampiros. Quando vi o trailer desse filme pensei, pode ser até divertido. A impressão me passou foi de um filme mas sem ser massante indo mais pelo lado sentimental.
Zumbi (português brasileiro) ou zombie (português europeu) é uma criatura fictícia que aparece em livros e na cultura popular como um morto reanimado. As histórias de zumbis têm origem em crenças espirituais do Vodu afro-caribenhos, onde trabalhadores eram controlados por poderosos feiticeiros.
Acreditasse que a criatura é um humano dado como morto e depois desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido á ausência de oxigênio na tumba os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e claro, comendo os vivos.
A figura zumbis só ganhou destaque mesmo em 1968 no Night of the Living Dead (A noite dos Mortos Vivos) do diretor George Romero.
Com o tempo os zumbis acabaram se tornando uma figura digamos um tanto emblemática, onde podemos ver críticas a sociedades e seus modos de convivência e valores. Atualmente a série que explora bem isso é The Walking Dead onde se utiliza a força cultural do zumbi para dissertar temas políticos e antropógicos.
Porém não é nada disso que acontece em Meu namorado é um zumbi. Apesar do "cenário" ser quase sempre o mesmo de pós-apocálico o destaque aqui é a sátira bem dosada respeitando o genêro. Pode se dizer que eles criaram um mundo zumbificado de Romeu e Julieta versão comédia :P
O filme em si
Após uma devastação que acabou ocasionando em surto de epidemia onde pessoas acabaram se transformando em zumbis. Entre os sobreviventes há um esquadrão que criou um grande muro para separar a humanidade dos que estavam vivos e os mortos. (Lembra algum anime :P)
O esquadrão é chefiado pelo general Grigio (John Malkovich) que quer exterminar todos os zumbis da face da Terra. Em meio ao caos temos o jovem R (Nicholas Hoult) onde ele nem se lembra de seu próprio nome, só sabe que começa com a letra R. Em meio ao ataque ele acaba comendo o cérebro do namorado de Julie (Teresa Palmer) filha do general Grigio e faz parte do batalhão de resgate.
Quando R comeu o cérebro do namorado de Julie ele acabou adquirindo suas memórias e assim nutrindo também o sentimento de amor pela mesma. O filme é narrado em off pelo próprio zumbi R nos leva a um mundo de zumbis que são vegetais orgânicos, corpos vazios com minimo de consciência. A fome deles é explicada pela vontade de sentir algo vivo novamente. Quando eles comem cérebros acabam sentindo não só as memórias mas também os sentimentos, assim eles ficam nessa morrer por completo ou continuar nesse estado de latência.
O que é observado é que mesmo nesse estado os zumbis não deixaram suas profissões; o segurança continua lá, o faxineiro também como nada tivesse acontecido. O único que consegue "falar" algumas palavras é R; o seu "hobby" é colecionar lembranças, vinis que gosta de escutar, objetos que de alguma forma lhe traga algum tipo de recordação.
O roteiro é bem claro onde não pretende criar um mundo fantástico, mas sim um montante de referências literárias; por exemplo Romeu e Julieta, inclusive os nomes dos principais tem iniciais (R e J).
Claro que não vou ficar spoilando o filme é mais indicação mesmo de um filme de zumbi que se apaixona pela jovem e ela acaba tendo o mesmo sentimento por ele.
É uma película simples, com narrativa simples de um mundo pós-apocalítico na visão de um zumbi.
Recomenda?
Se você de história do estilo lá Romeu e Julieta acaba sendo um tanto obrigatório, agora se você está procurando um simples sem muitas firulas é uma boa pedida. Uma das coisas bem legais desse filme é sem duas suas referências com trilhas que passam de Bob Dylan á Guns N´Roses. Inclusive cenas que embaladas a trilha de Uma linda mulher.
Não é um filme modinha que acontece com de vampiros é apenas uma viagem com roteiro simples, com personagens carismáticos e referências a literatura e outros filmes.
Curiosidades:
O filmes é baseado no livro "Sangue Quente" escrito por Isaac Marion.
O Protagonista Nicholas Hoult foi revelado no filme Um grande garoto de 2001
Nicholas Hoult em Um grande garoto |
Elenco:
Nicholas Hoult como R Teresa Palmer como Julie
Diretor: Jonathan Levine
Elenco: Dave Franco, Teresa Palmer, Nicholas Hoult, John Malkovich, Analeigh Tipton, Rob Corddry, Cory Hardrict, Rochelle Okoye,
Produção: David Hoberman, Todd Lieberman, Bruna Papandrea
Roteiro: Jonathan Levine
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Duração: 98 min.
Ano: 2013
País: EUA
Classificação: 10 anos
Nicholas Hoult como R Teresa Palmer como Julie
Rob Corddry como M |
Analeigh Tipton como Nora |
Diretor: Jonathan Levine
Elenco: Dave Franco, Teresa Palmer, Nicholas Hoult, John Malkovich, Analeigh Tipton, Rob Corddry, Cory Hardrict, Rochelle Okoye,
Produção: David Hoberman, Todd Lieberman, Bruna Papandrea
Roteiro: Jonathan Levine
Fotografia: Javier Aguirresarobe
Duração: 98 min.
Ano: 2013
País: EUA
Classificação: 10 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário