7 de setembro de 2013

Detetive Espacial Gyaban



Se você é mais novo provavelmente nunca ouviu falar em Gyaban. É a primeira série da trilogia de metal hero exibido em 5 de março de 1982 pela Tv Asahi e  foi exibido também no Brasil pela Globo.

A história



Uma organização criminosa chamada Makuu vaga o espaço em busca de novos planetas para escravizar povos e matar os que se opõem. A União da Polícia Galática (FBI Espacial :P) manda o oficial Takeshi Ichijoji (que no original se chama Retsu Ichioji) para onde? Para a Terra é claro.

O pai de Retsu que também era policial Espacial acabou sendo captura pela Organização Makuu, ou seja estava mais que claro que o seu objetivo é proteger a Terra da invasão de Makuu e ao mesmo tempo descobrir o paradeiro de seu pai.

Chegando a Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todo o tipo de armas de última geração. Depois de derrotar o império Makuu enquanto o mesmo vigiava o espaço observou uma invasão, era o império Zangyack, Gyaban como é fodão invade a nave de Zangyack e acaba salvando um garoto chamado Marvelous. Após 10 anos do ocorrido Marvelous agora como Gokai Red se reencontra com Gyaban e juntos lutam contra o exército de Zangyack

Os personagens

Takashi Ichioji/ Gyaban (Retsu, no original) Herói da série e que combate o império Makuu que tenta dominar a Terra e nas horas vagas trabalha no clube de equitação Avalon, no final da série é promovido a capitão. Para se transformar no detetive espacial ele basta dizer a palavra  Jouchaku(Transformação).

Quando ele termina do o serviço acaba voltando para a estrela Bird agora como Capitão da Polícia Intergalática, agora responsável por proteger toda a galáxia. Ele também acaba ajudando o seu sucessor Sharivan contra a organização Mad e depois ele volta a Bird novamente.

Mimi  É a filha do comandante Kom e mais que parceira de Gyaban (se é que me entende :P). Através de sua visão a laser se transforma em um periquito australiano o.O para espiar Makuu.

Provando que não inútil, Mimi tem habilidades sensoriais e isso acaba ajudando Gyaban a achar a base da MAD. Mimi acaba se casando com Gyaban ( Fato esse revelado no crossover dos policias) e tem dois filhos Sharivan e Shaider.

Comandante Kom - É o comandante da série.
Marin - É a "secretária" do comandante
Tsukiko - Irmã adotiva de Gyaban que aparece a partir do episódio 11, criada por Boiser depois que seus pais verdadeiros morreram
Sr. Gousuke - Um velho que cuida do clube de equitação Avalon, ele passa a aparecer bem na série.
Yuuchi e Wakaba - Duas crianças que aparecem com uma certa frequência, são netos do Sr. Gousuke
Kojiro - Toda série tem lá o seu personagem cômico, pode se dizer que em Gyaban é esse.
Alan - É um policial espacial do planeta Beeze, veio a Terra em busca de sua princesa raptada por Makuu
Den Iga - É um patrulheiro florestal, ele acaba confundindo Gyaban como membro do império Makuu, mas depois do mal-entendido acaba se desculpando. Ele ajudou o sucessor de Gyaban, Sharivan

Veiculos de Gyaban



Dolgiran - a nave de Gyaban. Possui um comando de defesa acionado por Gyaban.
Dolu- conhecido por Fera Estelar Dolu. quando Gavan fala: "Preciso de ajuda Dolu" (Denshi Seijū Doru no original), a parte inferior desprende-se formando o dragão robô .
Cybarian - a moto de Gyaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu, parecido como o Side Car. O Side Car foi relançado na série Metalder para dar nome de Side Phantom, conhecido e pronunciado como Speed Side Car.

Arma: Raios duplos.


Gavion - o tanque de Gyaban. Em seu interior fica armazenado o veículo Super Broca.

Armas: "Gavion laser" e "Foguete gavion".
Mogriran- Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger. Foi utilizado uma vez por Gyaban para salvar a Tsukiko


Curiosidades


Gyaban foi o precursor dos Metal Hero, linhagem que fez muito sucesso nos anos 80 e que acabou em meados da década de 90. A série é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei, que na época estava passando por uma grave crise financeira.
Por algum motivo desconhecido, a atriz Wakiko Kanô, que interpreta Mimi, saiu da série no episódio 30, retornando somente no 42. Na sua ausência, Marin tomou seu lugar como assistente de Gyaban. Durante esse período, a cena da apresentação da atriz na abertura foi substituída por Gyaban lançando seus Raios Seccionados.

O termo "Espaço Makuu", referente ao espaço controlado pela organização, no qual as investidas são mais violentas, esteve sempre presente na série. Porém, no Brasil, o termo só foi usado no episódio 35, e novamente no episódio 40 ao 44 (final da série).

Na França, Gyaban foi chamado de X-OR.
]
Devido ao enorme sucesso que Gyaban fez na época no Japão, ele retornaria em participações especiais na serie sucessora, Sharivan.

O tanque Gavion de Gavan, possui três divisões, somente um possui nome o Super Broca, fazendo a nave em que fica no Gavion ficar sem nome.

O ator Eisei Amamoto faz uma pequena aparição no episódio 37 de Gyaban. Dois anos depois, atuou como "Professor K" - o grande vilão da série Machineman. Ele faleceu em 23 de Março de 2003.

Kenji Ohba, o ator que interpretou Gyaban, anos antes foi Battle Kenya na série Super Sentai Battle Fever J, que foi ao ar no Japão em 1979 e também interpretou Denji Blue em Denshi Sentai Denjiman em 1980, tornando-se o primeiro ator a aparecer em dois seriados Super Sentai consecutivos. Cinco anos mais tarde, fez uma participação no seriado Jiraya, O Incrível Ninja como Yajiro, um discípulo do mestre Tetsuzan Yamaji.

Segundo a Wikipedia Japonesa, o nome do heroi Gyaban foi inspirado no nome do ator francês Jean Gabin, muito conhecido no arquipelago pelos seus filmes policiais.

No episódio 6 aparece uma garotinha com um pijama com um desenho do Pica-Pau.

Em janeiro de 2012, foi lançado um filme chamado Kaizoku Sentai Gokaiger VS Uchuu Keiji Gavan - The Movie (Esquadrão Pirata Gokaiger VS. Policial do Espaço Gavan - O Filme). Pela primeira vez na história, dois seriados de universos diferentes se encontravam na tela do cinema (antes só acontecia em shows de parques de diversão).

Yuma Ishigaki atua como o novo Gyaban, ele é Geki Juumonji, Gyaban Type-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atua como o antigo Policial do Espaço e auxilia seu novo pupilo e Riki Miura é  Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga como Shu Karasuma, o novo Shaider no movie.
Toshiaki Nishizawa (*1936 +2013)

Gyaban fez uma aparição nos episódios 31 e 32 de Go-Busters em que ele persegue Sai Doubler, revivido pelo Makuu. Ele possui uma parceira chamada Shelli, que possui o mesmo dispositivo de transformação da Mimi

O ator Toshiaki Nishizawa que interpretou o comandante Kom morreu esse ano aos 77 anos


Ficha
Uchuu Keiji Gyaban
Número de episódios: 44
Primeiro episódio: A base secreta do mal
Último episódio: Gyaban vs Makuu - O confronto final
Data de exibição: 05/03/1982 á 25/02/1983
Produzido por: Toei Company
Elenco:
             Kenji Ohba
            Wakiko Kano
            Hiroshi Watari
            Noboru Mitsutani
Tema de abertura: Uchuu Keiji Gyaban 
Tema de encerramento: Hoshizora no message
Artista: Akira Kushida
Akira Kushida

                                                           Abertura - Uchuu Keiji Gyaban


                                                     Encerramento - Hoshizora no message

          Espero que tenham gostado e Jouchaku!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário