Se você é mais novo provavelmente nunca ouviu falar em Gyaban. É a primeira série da trilogia de metal hero exibido em 5 de março de 1982 pela Tv Asahi e foi exibido também no Brasil pela Globo.
A história
Uma organização criminosa chamada Makuu vaga o espaço em busca de novos planetas para escravizar povos e matar os que se opõem. A União da Polícia Galática (
O pai de Retsu que também era policial Espacial acabou sendo captura pela Organização Makuu, ou seja estava mais que claro que o seu objetivo é proteger a Terra da invasão de Makuu e ao mesmo tempo descobrir o paradeiro de seu pai.
Chegando a Terra, Retsu usa a Combat Suit prateada e todo o tipo de armas de última geração. Depois de derrotar o império Makuu enquanto o mesmo vigiava o espaço observou uma invasão, era o império Zangyack, Gyaban como é fodão invade a nave de Zangyack e acaba salvando um garoto chamado Marvelous. Após 10 anos do ocorrido Marvelous agora como Gokai Red se reencontra com Gyaban e juntos lutam contra o exército de Zangyack
Os personagens
Takashi Ichioji/ Gyaban (Retsu, no original) Herói da série e que combate o império Makuu que tenta dominar a Terra e nas horas vagas trabalha no clube de equitação Avalon, no final da série é promovido a capitão. Para se transformar no detetive espacial ele basta dizer a palavra Jouchaku(Transformação).
Quando ele termina do o serviço acaba voltando para a estrela Bird agora como Capitão da Polícia Intergalática, agora responsável por proteger toda a galáxia. Ele também acaba ajudando o seu sucessor Sharivan contra a organização Mad e depois ele volta a Bird novamente.
Mimi É a filha do comandante Kom e mais que parceira de Gyaban (se é que me entende :P). Através de sua visão a laser se transforma em um periquito australiano o.O para espiar Makuu.
Provando que não inútil, Mimi tem habilidades sensoriais e isso acaba ajudando Gyaban a achar a base da MAD. Mimi acaba se casando com Gyaban ( Fato esse revelado no crossover dos policias) e
Marin - É a "secretária" do comandante
Tsukiko - Irmã adotiva de Gyaban que aparece a partir do episódio 11, criada por Boiser depois que seus pais verdadeiros morreram
Sr. Gousuke - Um velho que cuida do clube de equitação Avalon, ele passa a aparecer bem na série.
Yuuchi e Wakaba - Duas crianças que aparecem com uma certa frequência, são netos do Sr. Gousuke
Kojiro - Toda série tem lá o seu personagem cômico, pode se dizer que em Gyaban é esse.
Alan - É um policial espacial do planeta Beeze, veio a Terra em busca de sua princesa raptada por Makuu
Den Iga - É um patrulheiro florestal, ele acaba confundindo Gyaban como membro do império Makuu, mas depois do mal-entendido acaba se desculpando. Ele ajudou o sucessor de Gyaban, Sharivan
Veiculos de Gyaban
Dolu- conhecido por Fera Estelar Dolu. quando Gavan fala: "Preciso de ajuda Dolu" (Denshi Seijū Doru no original), a parte inferior desprende-se formando o dragão robô .
Cybarian - a moto de Gyaban, capaz de conduzi-lo de forma segura até o Espaço Makuu, parecido como o Side Car. O Side Car foi relançado na série Metalder para dar nome de Side Phantom, conhecido e pronunciado como Speed Side Car.
Arma: Raios duplos.
Gavion - o tanque de Gyaban. Em seu interior fica armazenado o veículo Super Broca.
Armas: "Gavion laser" e "Foguete gavion".
Mogriran- Um veículo que tem uma imensa perfuratiz, armazenado dentro e à frente da cabine de controle do Tanque Sharinger. Foi utilizado uma vez por Gyaban para salvar a Tsukiko
Curiosidades
Gyaban foi o precursor dos Metal Hero, linhagem que fez muito sucesso nos anos 80 e que acabou em meados da década de 90. A série é considerada uma das melhores já produzidas em sua década e "salvadora" da Toei, que na época estava passando por uma grave crise financeira.
Por algum motivo desconhecido, a atriz Wakiko Kanô, que interpreta Mimi, saiu da série no episódio 30, retornando somente no 42. Na sua ausência, Marin tomou seu lugar como assistente de Gyaban. Durante esse período, a cena da apresentação da atriz na abertura foi substituída por Gyaban lançando seus Raios Seccionados.
O termo "Espaço Makuu", referente ao espaço controlado pela organização, no qual as investidas são mais violentas, esteve sempre presente na série. Porém, no Brasil, o termo só foi usado no episódio 35, e novamente no episódio 40 ao 44 (final da série).
Na França, Gyaban foi chamado de X-OR.
]
Devido ao enorme sucesso que Gyaban fez na época no Japão, ele retornaria em participações especiais na serie sucessora, Sharivan.
Devido ao enorme sucesso que Gyaban fez na época no Japão, ele retornaria em participações especiais na serie sucessora, Sharivan.
O tanque Gavion de Gavan, possui três divisões, somente um possui nome o Super Broca, fazendo a nave em que fica no Gavion ficar sem nome.
O ator Eisei Amamoto faz uma pequena aparição no episódio 37 de Gyaban. Dois anos depois, atuou como "Professor K" - o grande vilão da série Machineman. Ele faleceu em 23 de Março de 2003.
Kenji Ohba, o ator que interpretou Gyaban, anos antes foi Battle Kenya na série Super Sentai Battle Fever J, que foi ao ar no Japão em 1979 e também interpretou Denji Blue em Denshi Sentai Denjiman em 1980, tornando-se o primeiro ator a aparecer em dois seriados Super Sentai consecutivos. Cinco anos mais tarde, fez uma participação no seriado Jiraya, O Incrível Ninja como Yajiro, um discípulo do mestre Tetsuzan Yamaji.
Segundo a Wikipedia Japonesa, o nome do heroi Gyaban foi inspirado no nome do ator francês Jean Gabin, muito conhecido no arquipelago pelos seus filmes policiais.
No episódio 6 aparece uma garotinha com um pijama com um desenho do Pica-Pau.
Em janeiro de 2012, foi lançado um filme chamado Kaizoku Sentai Gokaiger VS Uchuu Keiji Gavan - The Movie (Esquadrão Pirata Gokaiger VS. Policial do Espaço Gavan - O Filme). Pela primeira vez na história, dois seriados de universos diferentes se encontravam na tela do cinema (antes só acontecia em shows de parques de diversão).
Yuma Ishigaki atua como o novo Gyaban, ele é Geki Juumonji, Gyaban Type-G, devido sua idade avançada, Kenji Ohba ainda atua como o antigo Policial do Espaço e auxilia seu novo pupilo e Riki Miura é Kai Hyuga, o novo Sharivan e Hiroaki Iwanaga como Shu Karasuma, o novo Shaider no movie.
Toshiaki Nishizawa (*1936 +2013) |
Gyaban fez uma aparição nos episódios 31 e 32 de Go-Busters em que ele persegue Sai Doubler, revivido pelo Makuu. Ele possui uma parceira chamada Shelli, que possui o mesmo dispositivo de transformação da Mimi
O ator Toshiaki Nishizawa que interpretou o comandante Kom morreu esse ano aos 77 anos
Uchuu Keiji Gyaban
Número de episódios: 44
Primeiro episódio: A base secreta do mal
Último episódio: Gyaban vs Makuu - O confronto final
Data de exibição: 05/03/1982 á 25/02/1983
Produzido por: Toei Company
Elenco:
Kenji Ohba
Wakiko Kano
Hiroshi Watari
Noboru Mitsutani
Tema de abertura: Uchuu Keiji Gyaban
Tema de encerramento: Hoshizora no message
Artista: Akira Kushida
Abertura - Uchuu Keiji Gyaban
Encerramento - Hoshizora no message
Espero que tenham gostado e Jouchaku!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário